O Fórum Econômico Mundial deste ano atualizou dados importantes para o futuro do trabalho. Entre eles, a perspectiva que se confirma para que empresas planejem o desenvolvimento de pessoas e a (re)qualificação profissional: segundo o estudo, 44% das habilidades podem mudar nos próximos cinco anos e precisarão ser atualizadas.
Consequência da rápida adoção digital no mundo corporativo e também de novas direções estratégicas diante de um mundo em crise – mudanças climáticas, incertezas políticas e econômicas -, o conjunto de competências necessárias para pessoas e negócios se manterem relevantes no mercado de trabalho mudou. Essa realidade, inclusive, leva ao fenômeno conhecido como escassez de talentos, índice que relata a dificuldade das empresas em encontrar profissionais com as habilidades desejadas – de acordo com a última pesquisa sobre o tema, o nível da escassez foi o mais alto dos últimos 17 anos. Já sentiu o impacto por aí?
Daqui em diante, determinadas qualificações estarão em destaque e serão essenciais para o desenvolvimento de projetos e trabalhos que agreguem valor no contexto tecnológico – até 2027, espera-se que 43% das tarefas sejam automatizadas. Mas de quais competências estamos falando? A seguir, você dá uma olhadinha nas top 10 habilidades elencadas pelo Fórum Econômico Mundial para 2023 e previstas até 2027.
Sendo assim, a requalificação profissional passa a ser uma questão vital para as empresas que estão atentas ao futuro. A pesquisa do ManpowerGroup mostra que para driblar a escassez de talentos, 82% das organizações brasileiras estão investindo no desenvolvimento de pessoas. Se você já está nesse processo, ótimo! Se ainda não, hora de começar a planejar a jornada de aprendizagem na sua empresa.
Para isso, é interessante levar em conta que os formatos e as possibilidades da educação corporativa também seguem evoluindo. A construção de uma cultura de aprendizagem é a base para que seus projetos de requalificação profissional sejam bem aproveitados e, claro, reflitam em resultados para as pessoas e para o negócio. Aqui, você pode ler mais sobre isso 😉 Mas voltando aos formatos, algumas tendências estão em alta e podem ser suas aliadas para criar programas de desenvolvimento de talentos mais engajadoras e positivas. Quer ver só?
Microlearning e Nanolearning: para acompanhar a velocidade dos nossos tempos e apoiar pessoas colaboradoras em desafios mais específicos, essas modalidades oferecem conteúdo objetivo e acessível para que o conhecimento seja rapidamente colocado em prática e o resultado seja percebido. O que ajuda e muito na retenção de aprendizes!
Aprendizagem Phygital: combinando o ambiente físico e virtual, este tipo de programa leva as pessoas a uma maior imersão no conteúdo, disponibilizando experiências de colaboração entre colegas e recursos digitais, como a gamificação.
Aprendizagem autodirigida: essencial para que pessoas também se responsabilizem por suas carreiras, a modalidade autodirigida permite que cada indivíduo possa planejar o seu aprendizado. A empresa, neste sentido, pode apoiá-los em entender os objetivos, os gargalos e as potências para servir como guia para suas jornadas. Benefícios flexíveis que possam ser usados na categoria Educação também são ótimas formas de incentivar o aprendizado de seus times!
LIFOW: por fim, um conceito que tem tudo a ver com o dinamismo da nossa era. O Learning in the Flow of Work significa que o aprendizado está disponível à medida que profissionais encontram um desafio a ser superado em suas rotinas. Ou seja, aprendizado contínuo presente no fluxo de trabalho!
O conhecimento sempre foi e sempre será uma alavanca de resultados e de talentos, e agora, com a transformação digital acelerada e desafios cada vez mais complexos da nossa sociedade, as pessoas e as empresas deverão estar munidas e em constante atualização para que estejam aptas a encontrar soluções eficientes e criativas. 😉
O que você achou dessas estratégias para impulsionar o desenvolvimento das pessoas da sua organização? Como anda o planejamento de T&D por aí? Aproveite este conteúdo para compartilhar com seus pares e evoluir seus planos de qualificação profissional!
Até a próxima!