Em um mundo imprevisível e acelerado, conquistar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode parecer uma missão impossível. Muitas vezes, colocamos o trabalho em um lugar de prioridade e, de forma inconsciente, acabamos sacrificando tempo pessoal e, eventualmente, enfrentando burnout.
A verdade é que seria bem mais fácil se pudéssemos apertar um botão para nos desligar de todas as demandas e prazos, né? 😂 Segundo a pesquisa Global Talent Trends, 52% dos brasileiros concordam com esse ponto, afirmando que o equilíbrio seria um fator essencial para a satisfação no trabalho. 🎯
Para atingi-lo, no entanto, é fundamental que gestores e colaboradores trabalhem em conjunto. Continue a leitura para descobrir nossas recomendações!
Construa conexões com sua equipe
Quebre o silêncio! O trabalho não deve ser uma batalha, e uma equipe mental e fisicamente saudável é essencial para resultados de sucesso.
Ouça atentamente as preocupações de seus funcionários, discutindo as fontes de pressão e como isso afeta o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Estimule a honestidade e transparência, incentivando:
– A criação de metas individuais para esse equilíbrio;
– Feedbacks sobre o que pode estar os dificultando a alcançá-lo;
– As lideranças a compartilharem suas próprias experiências em relação a essa jornada;
– Um espaço aberto de aperfeiçoamento contínuo.
Lidere pelo exemplo
Como líder, você tem o poder de definir o tom e iniciar mudanças significativas na cultura organizacional. 🧠 É necessário que seus colaboradores vejam que você valoriza seu tempo pessoal, porque isso os inspirará a priorizarem o deles sem qualquer sentimento de culpa.
⚠ ️ Enviar e-mails durante todas as horas do dia ou nos fins de semana pode até parecer produtivo para você, mas, na verdade, pode criar um ambiente tóxico de trabalho e contribuir para que burnouts continuem afetando a sua equipe.
Ao adotar comportamentos saudáveis, você está mostrando que é possível alcançar sucesso profissional sem comprometer a qualidade de vida.
Veja o resultado disso e comece a incentivá-los também a tirar folgas quando necessário e ajudá-los a gerenciar suas tarefas de forma mais eficaz, fornecendo recursos de otimização de tempo. 😉
Abrace a flexibilidade
Promover o equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional não significa reduzir o número de horas trabalhadas. Se você pensa que sim, é hora de rever os seus conceitos.
Para os seus colaboradores, o equilíbrio se trata apenas de oferecer mais flexibilidade para que eles possam escolher quando e onde desejam trabalhar, seja para passar mais tempo com a família evitando deslocamentos estressantes ou poder selecionar os horários que os permitem escapar dos horários de pico.
Além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, essa recomendação também se tornou uma estratégia valiosa para se destacar competitivamente como marca empregadora. 💡 As empresas que adotam essa abordagem estão conquistando talentos e construindo equipes mais motivadas e produtivas.
Promova o bem-estar da equipe
Entendemos que, muitas vezes, em meio a longas horas de trabalho e deslocamentos, os hábitos saudáveis são os primeiros a serem deixados de lado. Exames médicos regulares, exercícios físicos e uma alimentação balanceada acabam sendo sacrificados. 👎
A Swood oferece benefícios flexíveis que podem fazer toda a diferença ao atender às diversas necessidades de sua equipe. Empresas que desejam atrair e reter os melhores talentos sabem que cada pessoa é única, e é por isso que criamos experiências personalizadas para todos.
Na verdade, tudo se resume à seguinte pergunta: você deseja que o time trabalhe para viver ou viva para trabalhar?
Se você reconhece que as pessoas são o seu ativo mais valioso, entre em contato conosco e te ajudaremos a cuidar melhor delas. 💙