Se você já está planejando as suas metas para 2024, é importante identificar as principais tendências em gestão de pessoas que moldarão a forma como as empresas atraem, retêm e desenvolvem seus talentos.
Preparado(a)? 🤝
Para começar, nós sabemos que a pressão de inovar e se adaptar às exigências de um mundo corporativo em constante evolução não é algo fácil de lidar.
💫 Mas aqui está uma boa notícia: o futuro está repleto de oportunidades para transformar as organizações de dentro para fora.
Basta estar aberto a abraçar as mudanças, se comprometendo em priorizar as necessidades e o potencial de cada colaborador.
Continue lendo e explore os cinco insights que irão dominar o cenário de RH no próximo ano.
1. Aprendizagem e desenvolvimento
De acordo com um estudo da Randstad, o desenvolvimento profissional é considerado importante para 90% dos profissionais brasileiros, e 75% o consideram muito importante.
Em 2024, empresas que promovem uma cultura de qualificação e requalificação sairão na frente. 👩💻 Isso envolve fornecer oportunidades de treinamento, feedback contínuo e planos de carreira claros para os colaboradores.
2. Humanos e bots aliados: uma nova força de trabalho?
Calma! 🤚 Ninguém está negando a importância do potencial humano, mas precisamos admitir que, ao investir em tecnologia, otimizamos os processos e liberamos um tempo significativo para atividades mais complexas e estratégicas.
🤖 Ferramentas operacionais baseadas em Inteligência Artificial, por exemplo, podem ser soluções inteligentes para as empresas que buscam atrair os melhores talentos.
Além disso, para 2024, a adoção de softwares avançados em análises de dados é uma urgência. 📈 Com uma cultura data driven, podemos ter uma visão mais profunda da gestão de pessoas, identificando lacunas de habilidades, prevendo tendências de rotatividade, avaliando o impacto do treinamento e desenvolvimento, bem como melhorando o gerenciamento de benefícios e recompensas.
3. O engajamento continua sendo uma prioridade
O engajamento dos colaboradores é um dos desafios mais prementes para os gestores de RH. A verdade é que colaboradores desmotivados tendem a desistir facilmente, seja por falta de propósito, estímulo ou visão de carreira.
💡 Então, qual deve ser o papel da liderança neste cenário? Para nós, a resposta deve começar no simples ouvir. Entenda primeiro o que a sua equipe precisa para enxergar o trabalho como mais envolvente e gratificante.
Estratégias inovadoras, como a gamificação, também são tendências e podem ser usadas para motivar os funcionários e promover uma cultura de alto desempenho. Vale uma experimentação!
4. Diversidade, Equidade e Inclusão
Empresas que adotam práticas inclusivas atraem uma força de trabalho diversificada e se beneficiam de uma variedade de perspectivas e conhecimentos. A diversidade não se limita apenas à contratação, mas também à promoção de uma cultura que coloca a igualdade como prioridade.
📉 Ainda de acordo com a pesquisa da Randstad citada mais acima, a valorização da DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) é especialmente importante para profissionais das gerações Z e Y (Millennials). Ademais, 1 em cada 5 profissionais preferem ficar desempregados do que trabalhar para um empregador que não se alinhe com esses valores.
5. Experiência do Colaborador
Em 2024, a experiência do colaborador estará no centro das atenções. As empresas precisam reconhecer o impacto significativo de um ambiente de trabalho saudável, e devem concentrar seus esforços em iniciativas que aumentam o bem-estar do time, oferecendo mais benefícios relacionados à saúde mental e às necessidades dos colaboradores e, é claro, promovendo mais flexibilidade. 🎯
Nesse sentido, a Swood surge como uma parceria estratégica ao oferecer benefícios flexíveis que foram projetados, sobretudo, para apoiar uma cultura de desenvolvimento, inovação e inclusão.
💭 Você acredita que sua empresa está preparada para essas tendências em gestão de pessoas? Fale conosco e saiba como podemos te ajudar a enfrentar os desafios do próximo ano e além!