Se nós te pedíssemos para citar exemplos de líderes de grandes empresas que representam diversidade, em quantos nomes você pensaria? É, nós sabemos o quão difícil pode ser tentar encontrar os princípios da diversidade, equidade e inclusão (DEI) em posições de liderança.
Pesquisas recentes da Deloitte mostram que 71% das organizações almejam ter uma cultura inclusiva, mas o nível de maturidade no tema ainda é baixo.
Isso porque muitas empresas ainda não compreendem a DEI como fator estratégico de negócios e não reconhecem que apenas adotar a diversidade na força de trabalho é insuficiente, uma vez que a verdadeira inclusão é uma jornada contínua que requer foco organizacional.
Mas por que a liderança inclusiva é tão importante e como isso tem se aplicado no mundo real?
Essas são as respostas que buscamos trazer hoje.
Interessou? Então vamos nessa!
Qual a importância da diversidade, equidade e inclusão nas empresas?
Em essência, a DEI representa três princípios fundamentais:
🔍 Diversidade, abrangendo características como raça, gênero, idade, orientação sexual e muito mais; Equidade, que busca garantir igualdade de oportunidades e tratamento justo; e Inclusão, a criação de um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas.
Quando esses princípios são valorizados, os benefícios se tornam abundantes. É certo que as diferentes experiências de vida em um ambiente colaborativo podem trazer uma gama de habilidades interpessoais, ou soft skills, como empatia, comunicação eficaz, resolução de conflitos e adaptabilidade.
A diversidade geracional, por exemplo, une a experiência dos veteranos à criatividade dos mais jovens, promovendo equipes mais inovadoras e produtivas.
Além disso, permite que as organizações aproveitem oportunidades com a retenção de talentos promissores e garantam uma reputação positiva, mantendo também a competitividade.
Um fator crucial para que essa valorização da DEI seja reconhecida está em dar condições para que essas pessoas também possam ocupar posições de liderança.
Além de uma questão ética, essa também é uma questão de sobrevivência dos negócios. Segundo a Forbes, “as organizações com lideranças diversificadas têm maior probabilidade de compreender as necessidades de uma base de clientes plural.”
E, claro, há o poder da representatividade.
Por um lado, aprendemos mais com pessoas que são diferentes de nós. Por outro, ver um igual realizando sonhos que também são nossos pode ser o maior motivador para seguir em busca dos nossos objetivos.
Consegue compreender?
Essa é a beleza da diversidade, equidade e inclusão nas empresas.
3 exemplos de lideranças inclusivas para acompanhar e se inspirar
É tudo muito bonito no texto. Mas, afinal, quais são os exemplos de liderança inclusiva no mundo real? Ou, mais especificamente, no Brasil?
Vamos te mostrar algumas pessoas que trouxeram a representatividade para os cargos de poder. Você precisa conhecer essas histórias!
1. Rachel Maia
Ela começou sua carreira como controladora financeira na 7-Eleven e passou por cargos-chave em empresas como Tiffany & Co. e Pandora Brasil.
Como uma CEO negra, Rachel representa menos de 1% dos CEOs no Brasil, tornando-se uma inspiração para muitas mulheres e pessoas de cor na América Latina.
Você pode acompanhar os updates da carreira da Rachel — e todas as coisas extraordinárias que ela faz, clicando aqui.
2. Danielle Torres
Fonte de inspiração para mulheres e pessoas LGBTQIAP+, ela é a primeira mulher trans executiva do Brasil.
Danielle superou inúmeras barreiras para alcançar sua posição de liderança e hoje é sócia de Práticas Profissionais da KPMG.
Foi reconhecida como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea e uma das 21 mulheres que marcaram 2021 pela Marie Claire.
Veja o quão incrível é a sua trajetória seguindo-a no Linkedin!
3. Raphael Denadai Sanchez
Raphael foi o primeiro CEO PcD da Sky no Brasil. Sua nomeação é significativa, uma vez que, de acordo com pesquisas, apenas 5% dos cargos de liderança são ocupados por profissionais PcDs.
Atualmente, ele é CFO da Pátria Investimentos.
Confira o seu perfil completo e conheça mais sobre a sua história!
Um caminho a seguir
Esperamos que esses exemplos de liderança inclusiva tenham lhe inspirado tanto quanto nos inspiraram. A diversidade, equidade e inclusão não são apenas conceitos; são valores que moldam empresas e sociedade para melhor.
Me diga: como a sua empresa está abraçando essa jornada?
O convite final de hoje é refletir sobre e, quem sabe, compartilhar histórias inspiradoras ou o seu próprio relato como uma liderança DEI com a gente. 💡
Você topa?
Um abraço e até mais!