Você está todos os dias encarando desafios e mudanças na Gestão de Pessoas, acertamos? Então, já percebeu que as soluções que antes faziam sentido não dão mais conta de atender as demandas do mundo do trabalho e das pessoas trabalhadoras contemporâneas. É o caso da política de benefícios! Por isso, se você já está pensando em atualizar ou trocar a solução que tem hoje na sua empresa, estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão, contando os principais motivos para investir em um cartão de benefícios flexíveis da Swood! Vem com a gente?
- Está mais difícil reter talentos
Essa não é uma preocupação só sua. De acordo com o Guia Salarial da consultoria Robert Half, apenas 17% dos C-levels entrevistados não estão nada preocupados com a retenção de talentos. Isso porque, especialmente no mundo corporativo, as pessoas não buscam somente um emprego: elas querem uma experiência no trabalho. Isso significa que estratégias de employee experience ganham cada vez mais relevância para que as relações entre empresas e talentos sejam sustentáveis e produtivas. Com a aceleração digital e o impacto da pandemia, os valores e as prioridades vêm se transformando: flexibilidade, autonomia, liderança inspiradora, oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento são alguns dos aspectos mais importantes para os profissionais.
O mais recente fenômeno que explica isso – depois da onda de demissões voluntárias e quiet quitting – é o ‘job hopping’. Dados de janeiro de 2023 do Ministério do Trabalho apontam que a média de meses em que profissionais ficaram no mesmo emprego não passou de dois anos. Para os mais jovens, o tempo é ainda menor: apenas nove meses. A troca frequente de emprego reflete um anseio por uma experiência que ofereça qualidade de vida, bem-estar e chances de desenvolvimento.
Ou seja, além da remuneração, é preciso pensar em como encantar as pessoas da sua equipe e proporcionar a elas um ambiente estimulante – não só para a produtividade, mas também para o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. Disponibilizar um cartão de benefícios flexíveis como o da Swood, que conta com sete diferentes categorias – entre elas, saúde, educação, cultura – passa exatamente esta mensagem!
- Bem-estar no centro da Gestão de Pessoas
Pegando esse fio do cuidado, investir no bem-estar holístico das pessoas se tornou um assunto primordial para as empresas. A crise na saúde mental é um problema social que encontra reforço no trabalho, com sobrecarga de tarefas, lideranças mal preparadas, dificuldade em desconectar (WhatsApp, Discord, Teams, a qualquer hora!)… a lista é longa! Uma pesquisa da empresa Gattaz Health & Results, de 2022, mostrou que houve 13% de aumento em casos graves de depressão e 18% em casos de burnout. Tirando isso, as empresas passaram a ser responsabilizadas pelos casos de exaustão e adoecimento provocado pelo trampo.
Além de ter uma cultura organizacional humanizada, que enxergue o indivíduo por trás do profissional, que abrace a diversidade e a inclusão, e que trabalhe a empatia e o apoio mútuos, oferecer benefícios relacionados à saúde física, mental e psicológica pode trazer resultados interessantes no engajamento e também na retenção.
No cartão de benefício flexível da Swood, há a categoria Saúde & Bem-estar, na qual os créditos disponibilizados podem ser aproveitados em hospitais, centros médicos, clínicas particulares, clínicas de estética, salões de beleza, laboratórios de análises clínicas, farmácias e drogarias.
- O RH também está sobrecarregado
A área de Gestão de Pessoas deixou de ser apenas operacional para ocupar um lugar estratégico para os negócios. Isso é ótimo! Mas também reflete em um acúmulo de responsabilidades que podem pesar na rotina – você sabe bem disso, não é mesmo? Por isso, profissionais de RH precisam contar com ferramentas e soluções que otimizem o tempo e facilitem o dia a dia.
Com a Swood, você oferece uma variedade de benefícios, mas faz a gestão em apenas um lugar: uma plataforma digital que centraliza todas as informações e funções, como programação de recargas, permissões e solicitações de novos cartões de benefícios flexíveis e relatórios de utilização. É para abrir o sorriso, sim!
- Liberdade para colaboradores e empresas
O uso de cartão de benefícios flexíveis da Swood é sinônimo de maior liberdade para quem utiliza, já que dentro das categorias oferecidas pela empresa, as pessoas podem usar os créditos para as finalidades que fizerem mais sentido para suas rotinas. Ah! Sem contar que com a Swood, o cartão de benefício tem bandeira Mastercard – a mais aceita no mundo! Ou seja, não tem perrengue de querer usar e não conseguir 😉
A maior flexibilidade de aproveitamento conforme as necessidades de cada pessoa também vai ao encontro da crescente necessidade de um olhar mais individualizado para a gestão de pessoas (falamos disso aqui!). Mas a liberdade também vale para a contratação. Aqui na Swood, você não precisa se preocupar com riscos trabalhistas e nem com amarras contratuais – o acordo é sem fidelidade!
Bom, agora que você já sabe dos principais motivos para escolher o cartão de benefício flexível da Swood, é só entrar em contato com nosso time. Aliás, está aqui outra razão pela qual ser Swooder é uma ótima decisão: nossos especialistas estão preparados para entender as necessidades da sua empresa e elaborar a melhor solução para enriquecer a sua política de benefícios. Chega mais aqui neste link e vamos conversar!
Até logo!
Equipe Swood