Com mudanças nas prioridades das pessoas trabalhadoras e novas formas de trabalhar, a gestão de pessoas encontra novos desafios para atrair e reter talentos. Isso impacta, portanto, na oferta dos tradicionais benefícios corporativos, os quais precisam se atualizar à medida que o mundo se transforma. Um dos caminhos mais acertados para modernizar este importante fator da proposta de valor é a migração para benefícios flexíveis.
Mas como os benefícios flexíveis funcionam? Vou ter muito trabalho para implementá-los? O que a minha empresa ganha com isso? Fique tranquilo e tranquila que preparamos este conteúdo para responder essas e outras questões que podem estar aí na sua cabeça. Vem com a gente!
Benefícios flexíveis: o passo para a sua empresa acompanhar as mudanças
A crescente digitalização e personalização das experiências chegou para o mundo corporativo. Assim como consumidores esperam que marcas compreendam seus interesses e preferências, profissionais também almejam uma experiência mais direcionada às suas demandas. É aí que entram os benefícios flexíveis, que surgem para dar conta da necessidade das empresas em entregar relevância e conquistar o engajamento das pessoas colaboradoras. Afinal, nesta modalidade de oferta as pessoas têm a liberdade de escolher quais categorias de benefício fazem mais sentido para suas rotinas e realidades, dentro de um determinado campo de possibilidades definido pela empresa.
Importante dizer que esses benefícios vão além do que já é previsto na legislação trabalhista e que são obrigatórios de serem oferecidos pelas empresas, como férias remuneradas, 13º salário, FGTS e vale-transporte. Com os benefícios flexíveis, as organizações podem disponibilizar complementos aos benefícios trabalhistas e à remuneração, expandindo as categorias de utilização. Quer ver um exemplo?
Aqui na Swood, a sua empresa tem à disposição sete carteiras para proporcionar às suas equipes: além das mais comuns, como Alimentação, Refeição e Transporte, também existem as categorias de Saúde e Bem-estar, Cultura, Educação, Home Office – e o plus, da carteira Livre, feita para ser usada para profissionais parceiros contratados como prestadores de serviço ou ainda como meio para oferecer reconhecimentos e premiações dentro da organização. Legal, né? 🙂
Ao realizar a migração para benefícios flexíveis, as organizações vão ao encontro das demandas de profissionais. Segundo a pesquisa sobre a nova realidade dos benefícios realizada pela Robert Half, 86% das pessoas afirmam que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades.
Ok, mas o que a minha empresa ganha com isso? Spoiler: tem muitas vantagens, sim.
Vantagens dos benefícios flexíveis para empresas
Já ficou claro que migrar para benefícios flexíveis atende melhor às expectativas das pessoas, muito além dos benefícios padronizados que não conseguem agradar a todos da mesma forma. Mas as empresas também se beneficiam nessa história!
O aspecto mais importante é o impacto que os benefícios flexíveis têm na atração de talentos. Ainda de acordo com a pesquisa que citamos, 57% dos profissionais dizem considerar o pacote de benefícios na hora de aceitar um emprego; 42% consideram, embora não seja o fator decisivo. Sendo assim, empresas que oferecem benefícios mais atrativos têm mais chances de vencer a disputa pelos profissionais mais qualificados, o que certamente traz resultados para os negócios.
Indo além da atração, a retenção e o engajamento também melhoram a partir do momento e da percepção das pessoas em relação à experiência com a empresa. É o sentido de cuidado e de respeito às diferenças e diversas necessidades que fazem profissionais se sentirem mais motivados a contribuir, realizar e permanecer na empresa.
Por fim, não dá para deixar de considerar as suas necessidades, profissional de Gestão de Pessoas. Sabemos que o seu dia a dia exige muito da sua visão e estratégia, por isso, precisa de soluções que facilitem e simplifiquem a vida, certo? Então, vamos a mais um exemplo de como migrar para os benefícios flexíveis é uma ótima ideia. Com a Swood, o time está a postos para desenhar uma solução para a demanda da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Isso envolve também a orientação jurídica para garantir a correta adequação à legislação – aqui, você pode ler mais sobre! – e evitar quaisquer dores de cabeça. O gran finale fica por conta da plataforma que centraliza toda a gestão, onde você rapidamente realiza operações – solicita cartões, rastreia a entrega, agenda recargas e acessa relatórios.
Em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e competitivo por talentos, a área de Gestão de Pessoas precisa rever suas estratégias para conquistar e cuidar das pessoas e também, claro, facilitar a própria rotina. E viu só como migrar para benefícios flexíveis não é tão complicado e ainda reserva vantagens para sua empresa se destacar no employer branding e no employee experience? Se você quer saber mais sobre como a Swood pode te apoiar nessa missão, é só chamar a gente aqui e encontrar mais motivos para sorrir e fazer as pessoas da sua empresa sorrirem também.