Toda empresa de sucesso investe no seu time. Contar com os melhores profissionais não é uma questão de dinheiro e de oferecer altos salários para contratar grandes currículos. A empresa bem sucedida investe no crescimento e na motivação da sua equipe. Por isso, os programas de benefícios são extremamente importantes para manter colaboradores produtivos e reter talentos.
A Swood sintetiza, em 7 passos, como sua empresa pode construir um programa de benefícios eficiente, leia:
1 – Conheça o perfil e as necessidades de cada profissional
Primeiro, é preciso ouvir seus colaboradores e analisar qual ganho adicional, além do salário, faz com que eles se sintam mais valorizados.
2 – Observe o que sua concorrência oferece aos colaboradores deles
Tente descobrir quais benefícios seus concorrentes oferecem. Isso pode responder porquê eles são produtivos, seus colaboradores são fieis e protege a sua empresa de perder os melhores talentos para a concorrência.
3 – Busque benefícios que fazem sentido com sua marca
O programa de benefícios ajuda empresas a transmitir o seu posicionamento e os seus valores aos colaboradores. Exemplo: se uma companhia defende a importância do desenvolvimento humano, ela deve fornecer condições para seus colaboradores terem mais acesso à educação.
4 – Ofereça benefícios sustentáveis
Os benefícios devem ter efeito a longo prazo. Todo tipo de profissional desconfia de empresas que reconhecem seu valor apenas uma vez e, depois disso, passam todos os anos sem prestigiá-lo de alguma forma.
5- Pense no tempo de casa
Quanto mais fiel é um colaborador, mais ele deve ser valorizado. Além disso, o tempo de casa constrói sua experiência, podendo ele ser um multiplicador da cultura da empresa para os colegas mais novos.
6 – Monitore os resultados dos benefícios
Se você acompanhar a frequência e padrão de uso dos benefícios pelos seus colaboradores, você consegue identificar a satisfação e a saúde da relação: empregado X empregador.
7- Adote benefícios flexíveis
As pessoas têm expectativas, necessidades, preferências e hábitos diferentes. Quando você oferece um cartão de benefícios flexíveis, que um colaborador pode usar para fazer as compras do mês e outro para ir ao cinema, todos ficam muito mais satisfeitos.
Os impactos de um programa de benefícios sobre a sua empresa são muito positivos. A Swood ajuda você nesse processo, através de uma plataforma que reúne cartão de benefícios flexíveis com gestão de recursos humanos.
1 thought on “7 Passos para criar um Programa de Benefícios na sua empresa e reter talentos”