Manter uma cultura organizacional forte traz diversos benefícios para a produtividade e felicidade dos colaboradores, mas muita gente ainda questiona se isso é realmente possível em home office. 🤔
Para esses, devemos dizer que o fortalecimento da cultura não é uma preocupação exclusiva da modalidade remota, não à toa se consolidou como o principal desafio para o RH no ano passado.
Criar e cultivar a cultura da sua empresa já foi desafiador o suficiente – nós sabemos. Mas o trabalho remoto não precisa ser uma ameaça para a manutenção dela. Você só precisa entender o que é necessário priorizar e adaptar para que o time se conecte com o que move a sua empresa.
Então, vamos à prática? Confira abaixo três ótimas estratégias para ajudá-lo a promover a cultura organizacional em home office.
Fortaleça a comunicação interna
Não há como negar: com o trabalho remoto, os valores e prioridades da empresa encontram um caminho difícil para chegar até a equipe. E a outra via também se torna um pouco mais complicada, uma vez que você não tem mais a oportunidade de ter aquela conversa informal durante a pausa do almoço para conhecer melhor seus colaboradores. 😐
Mas precisamos enxergar também o outro lado da moeda. A tecnologia oferece muitas formas de se conectar genuinamente com quem está distante. Estabelecendo as ferramentas certas, você tem uma solução permanente para reforçar sua cultura organizacional. Aqui estão algumas ideias que você pode implementar:
– Crie uma newsletter informativa sobre novidades e assuntos relevantes;
– Centralize a comunicação interna em uma menor quantidade de canais;
– Comunique-se sempre com transparência;
– Incentive um ambiente onde todas as vozes se sintam ouvidas;
– Dê e solicite feedback sempre que possível;
– Crie formas concretas de comunicar reconhecimento;
– Promova encontros online que não estejam relacionados ao trabalho e crie dinâmicas descontraídas. Exemplos: comemorações de Halloween, festa junina, carnaval, entre outros.
Bem-estar como prioridade
Todos sabemos que o home office pode complicar o ajuste de limites entre a vida pessoal e profissional. Afinal, quem nunca teve uma certa dificuldade para se desligar do trabalho quando ele consegue te alcançar em todos os momentos, até naqueles que devem ser de descanso?
É dever da gestão impor limites para que essa pressão não ocorra. Sabe aquela reunião que poderia ter sido um e-mail? 😅 Evite! Priorize sempre a flexibilidade das comunicações assíncronas para evitar o esgotamento mental. Além disso, invista em iniciativas de apoio psicológico e programas de bem-estar.
Assim, um ambiente de trabalho positivo e colaborativo pode emergir, promovendo resiliência em desafios.
Tenha processos mais consistentes
Você costuma realizar muitas mudanças na experiência dos seus colaboradores? Se sim, então como você espera manter os valores da empresa vivos na mente deles? 🤷🏻♀️
Essa falta de estabilidade gera uma tensão e insegurança que podem ser evitados através de rotinas mais sólidas.
Como fazer isso? Você pode começar pela criação de um manual padronizado para atividades-chave, como a integração de novos colaboradores, estabelecendo passos e responsabilidades definidas.
⭐ Importante: garanta que os processos estejam alinhados com a cultura da empresa. Se a cultura enfatiza inovação, por exemplo, práticas que incentivem a criatividade e o desenvolvimento devem ser incluídas.
Gostou deste conteúdo? Continue navegando pelo nosso blog para aprender mais sobre como fornecer valor ativamente ao seu time, cultivando uma cultura que inspira!