Employer branding é um dos conceitos mais inegociáveis quando falamos de atração e retenção de talentos. Refere-se à gestão estratégica da imagem de uma empresa como marca empregadora, buscando destacar seus valores, cultura empresarial, oportunidades de desenvolvimento e benefícios.
Dito isso, nós recomendamos fortemente que você não deixe o employer branding para depois. Por quê?
Bem, um estudo recente do Linkedin prevê que o mercado de trabalho permanecerá competitivo pelos próximos cinco anos. Para fisgar os talentos mais cobiçados, você vai precisar de uma estratégia que vá além do tradicional. Claro, bons salários e benefícios atrativos continuam sendo prioridade para os candidatos, mas sem um plano de ação realmente eficaz, a sua empresa pode não se destacar.
Continue a leitura e confira detalhadamente os passos obrigatórios para desenvolver a melhor estratégia de employer branding.
💡 Dica: para se aprofundar mais na teoria e nos benefícios do employer branding (e também do employee experience! 😉), aconselhamos que você leia também este outro blog.
Como criar uma estratégia de employer branding?
1. Examine de perto a sua marca empregadora
Avalie como sua empresa é percebida no mercado, tanto internamente quanto externamente. Isso inclui a identificação dos pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas para construir uma base sólida.
Algumas ações incluem:
– Pesquisas anônimas com colaboradores sobre a percepção deles quanto a empresa que trabalham;
– Feedback de novos colaboradores sobre o processo de recrutamento e contratação;
– Avaliações de funcionários que foram fornecidas em plataformas como Glassdoor;
– Menções à sua marca em redes sociais.
2. Defina sua Proposta de Valor ao Colaborador – EVP
A Proposta de Valor ao Colaborador é a essência do employer branding. Estabeleça de forma concisa os benefícios que sua empresa oferece aos colaboradores, destacando cultura, oportunidades de desenvolvimento, e valores únicos.
📌 Certifique-se de que sua EVP seja autêntica e alinhada aos princípios da organização.
3. Estabeleça metas claras
Seja realista sobre o que deseja alcançar: aumentar o número de candidaturas qualificadas, melhorar a atração e retenção de talentos ou fortalecer a imagem da empresa como um excelente local de trabalho.
Metas claras ajudam a manter o foco e avaliar o sucesso da estratégia.
4. Crie uma estratégia de comunicação
Agora é a hora de comunicar o seu EVP. 💻 Para fazer isso, você precisa entender a persona da sua campanha de employer branding e os pontos de contato que você tem com ela. A persona é o perfil que você busca atrair para as posições disponíveis na sua empresa.
Deve-se considerar, além dos atributos profissionais, a geração que ela pertence, o que gera valor para ela em uma empresa, onde ela busca vagas de emprego, quais redes sociais ela utiliza, entre outros. Com essas respostas, você pode traçar uma estratégia de comunicação muito mais assertiva.
5. Envolva seus colaboradores
Destaque histórias de sucesso, promova a participação em eventos e incentive todo o time a compartilhar experiências positivas, ampliando a humanização e a confiança na marca empregadora.
6. Garanta uma experiência positiva do candidato
Simplifique os processos de candidatura e forneça um feedback transparente. 🤝 Uma experiência positiva do candidato fortalece o employer branding, até mesmo para aqueles que não são selecionados.
7. Meça o sucesso e otimize com base em insights
Utilize métricas como a taxa de retenção de talentos, feedback dos colaboradores, número de candidatos qualificados e índice de rotatividade de funcionários. Analise esses dados para identificar áreas de melhoria.
Agora, me conte: o que você leu aqui foi útil? Então vai se interessar também pelos demais conteúdos que compartilhamos no nosso blog e que vão te ajudar a colocar a manter a sua estratégia de marca empregadora atualizada!
Fique ligado e até a próxima!