Nós confessamos: a escuta ativa já foi um grande problema por aqui. Com o trabalho remoto e a falta de conexão pessoal, passamos mais tempo falando do que realmente ouvindo o outro. 😟
Ao pesquisar sobre o assunto, descobrimos que esse problema não é uma exclusividade nossa.
🔍 Segundo dados da Aberje, os dois principais desafios das empresas em 2023 foram: 1. engajar as lideranças como comunicadores e 2. fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais.
Se você se identifica com essas questões, hoje é o seu dia de sorte.
Queremos mostrar como a escuta ativa mudou a nossa forma de gerir e de que forma você pode colocá-la em prática. Vamos lá?
O que é escuta ativa?
A escuta ativa é uma ferramenta de comunicação em que o foco é ouvir o outro com atenção plena e sem julgamentos. Mais do que apenas ouvir, essa habilidade envolve a compreensão e o respeito pelo ponto de vista do outro.
Nós temos a tendência de nos julgar como bons ouvintes, mas a verdade é que, na correria do dia a dia, dificilmente paramos para processar as palavras, linguagem corporal, tom e significados percebidos vindos do interlocutor.
Muitas vezes, nos perdemos em algum lugar entre o que estamos escutando e todos os outros milhões de pensamentos que vêm à nossa cabeça por minuto. 💬🤯 Assim, acabamos dando alguma resposta genérica e perdendo informações relevantes.
Conciliar tudo isso requer, sobretudo, interesse e prática.
Benefícios da escuta ativa
Por aqui, adotar a escuta ativa na liderança e gestão de pessoas trouxe diversos benefícios para a nossa empresa. Primeiramente, promovemos um ambiente de trabalho saudável e de confiança, onde a comunicação violenta, por exemplo, não tem vez. 🎯
Com isso, também aperfeiçoamos a comunicação interna e conseguimos compreender melhor as necessidades dos nossos colaboradores, identificando os problemas antes que eles se tornem mais graves e fortalecendo o relacionamento entre a equipe.
Parece bom para você? 👀 Continue lendo para entender como obter esses benefícios também!
Quais são as melhores técnicas de escuta ativa?
1. Demonstre interesse: mostre ao colaborador que você está realmente interessado em ouvi-lo. Olhe nos olhos, faça perguntas e dê feedbacks para deixar claro que está prestando atenção.
2. Esteja presente: a escuta ativa requer que o ouvinte esteja presente no momento da conversa. Isso significa se desligar de outras preocupações, evitar distrações, como olhar o celular ou conversar com outras pessoas, e focar naquilo que está sendo discutido.
3. Pratique a empatia: seja paciente e tente se colocar no lugar do outro para compreender melhor suas necessidades e pontos de vista.
4. Mantenha a mente aberta: não deixe que as noções preconcebidas que você possui interfiram no diálogo ou te façam tomar o impulso de proferir conselhos ou julgamentos antes de entender totalmente os sentimentos do interlocutor.
Próximos passos
Agora que você já conhece a importância da escuta ativa, é hora de reconhecer as suas próprias limitações nesse quesito e melhorá-las.
💡 Reserve um momento para ouvir os seus colaboradores atentamente, entenda o contexto e aplique as técnicas que você aprendeu aqui.
Para mais dicas, leia sobre como a comunicação interna é necessária para o bem-estar e saúde mental da sua equipe.