O nome já diz: pacote de benefícios. Ou seja, as ofertas das empresas para além da remuneração e dos direitos garantidos pela lei às pessoas trabalhadoras, precisam fazer sentido para que sejam percebidas como… veja só, benefícios! Mas o que significa ‘fazer sentido?’ O contexto atual e as mudanças que o mundo do trabalho vem atravessando mudaram as expectativas e necessidades das pessoas, o que impacta diretamente na forma como desejam se relacionar com seus trabalhos e suas experiências profissionais.
Para criar um pacote de benefícios realmente atrativo é preciso olhar nesta direção – e é para isso que estamos aqui juntos neste artigo. Acompanhe com a gente premissas importantes a serem consideradas no seu planejamento de atração e retenção de talentos!
Novas prioridades para profissionais afetam a ideia de benefício
Com a pandemia, que na verdade acelerou algumas mudanças em curso, o trabalho foi sendo visto por outros ângulos, deixando de ser o centro da vidas das pessoas – excessos de cobranças, sobrecarga, problemas de saúde mental, maior valorização do tempo fora da empresa e a possibilidade de uma jornada mais flexível permitiram discussões sobre equilíbrio na rotina, sobre novas noções de produtividade e sobre a qualidade das relações no meio organizacional.
Assim, pessoas puderam rever a forma como as coisas estavam caminhando e, agora, uma parcela significativa reivindica mudanças em suas experiências com o trabalho. 61% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa da Randstad afirmam que não aceitariam um emprego que afetasse negativamente o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, no ranking do que profissionais mais valorizam no trabalho, a flexibilidade ocupa o primeiro lugar, com 43% da preferência. Jornadas reduzidas já estão, inclusive, sendo testadas pelo mundo e também no Brasil!
Além disso, desafios relacionados ao bem-estar estão direcionando as estratégias de gestão de pessoas, inclusive a composição do pacote de benefícios. Incentivo e ofertas que promovam o cuidado físico, mental e financeiro, por exemplo, têm sido bem percebidos pelas pessoas – o burnout (esgotamento profissional) se tornou uma doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde.
Por fim, não podemos esquecer de que o trabalho está intimamente ligado ao sentimento de realização. As pessoas buscam oportunidades de valorização e de aprendizado – até porque, como alertou o Fórum Econômico Mundial, 44% das habilidades profissionais precisarão ser atualizadas nos próximos cinco anos. Ou seja, pessoas trabalhadoras desejam ter apoio das empresas em suas jornadas de aprendizagem e crescimento.
Ufa! Muita coisa está mudando, não é mesmo? Não à toa, 77% das pessoas entrevistadas pela consultoria Robert Half dizem que gostariam que alguns benefícios fossem revistos.
Por isso, para um pacote de benefícios realmente atrativo, é fundamental considerar formatos de trabalho flexíveis, oportunidades de desenvolvimento e de aprendizado e apoio ao bem-estar e à saúde. 😉
Da generalização à personalização
A transformação digital, o uso de dados e as experiências de consumo mais personalizadas também impactam na expectativa das pessoas em relação aos seus empregos. As empresas que aplicam pesquisas e coletam constantemente informações sobre suas equipes podem construir estratégias mais adequadas e positivas! Assim é com o pacote de benefícios. A primeira tarefa para que o conjunto de ofertas tenha valor é entender quais são as necessidades e as demandas das pessoas da sua empresa, buscando formas de atendê-las de maneira mais individualizada possível.
É nesse sentido que muitas empresas estão preferindo adotar ou migrar do benefício tradicional para o benefício flexível. O arranjo aberto permite que organizações contratem um pool de benefícios em diversas categorias – alimentação, refeição, transporte, saúde, lazer, educação etc. – para que as pessoas possam fazer suas escolhas dentro das opções contratadas, de modo que os créditos disponibilizados sejam usados para atividades que fazem mais sentido (tchanã!) em suas rotinas.
Swood, uma feliz escolha para o pacote de benefícios da sua empresa
Dentro do contexto que vivemos e das diferentes realidades das pessoas, entender o que realmente importa para elas é um trunfo para as organizações. Para te apoiar nessa missão, criamos uma solução em benefícios flexíveis que oferece liberdade para que cada profissional possa aproveitá-los de forma conveniente, e também liberdade para a sua empresa não se preocupar nem com a burocracia, nem com amarras contratuais – é sem fidelidade!
Com a Swood, você tem à disposição sete carteiras de benefícios, e mais uma Livre, para proporcionar às suas equipes créditos que podem ser usados em qualquer estabelecimento que aceite cartão de crédito Mastercard. Além disso, a gestão é simplificada em uma plataforma all-in-one, na qual você realiza operações rápidas e centraliza todas as informações necessárias. Curtiu? 🙂 Então, vem saber mais sobre como ser Swooder e fazer o seu pacote de benefícios multiplicar sorrisos para atrair e reter talentos!
Te esperamos, hein?
Até logo!