Houve um tempo em que o lema “one size fits all” (um tamanho serve para todos, na tradução para o português) fez sentido. Mas a história vem mudando: assim como consumidores querem mais personalização em suas jornadas de compra, colaboradores também almejam um olhar cada vez mais personalizado em suas vivências nas empresas. Sentir que um produto, um serviço e uma experiência são “feitos para mim” ressignificou a forma como as pessoas percebem valor.
Nesse contexto, somado às novas rotinas que chegaram com o home office e que persistirão com o trabalho remoto, implementar benefícios flexíveis conquistou lugar ao sol nas estratégias de atração e retenção de talentos. Além disso, o mundo do trabalho vive um momento de encontro de gerações – Boomers, Millennials, Geração Z e Y se misturam e, de forma geral, têm expectativas distintas em torno da experiência profissional.
A ficha de que somos seres plurais, com necessidades, realidades e estilos de vida diferentes está caindo e, para isso, é preciso que as organizações incorporem soluções que atendam a toda essa diversidade. Vamos ver como fazer isso oferecendo liberdade de escolha aos seus colaboradores com os benefícios flexíveis? Vem com a gente!
Benefícios flexíveis, uma breve definição
Antes de seguir com os caminhos para realizar a implantação de benefícios flexíveis na sua empresa, voltemos uma casa para entender o que eles são. Benefícios flexíveis podem ser compreendidos como aqueles negociados de acordo com as preferências dos profissionais, podendo ser ofertados por meio de cartão de crédito pré-pago ou de sistemas de pontos, por exemplo, a partir dos valores e regras estabelecidos como seguros para a empresa.
Dessa forma, as pessoas poderão, dentro das opções disponibilizadas, escolher o que faz mais sentido para suas vidas, gerando, de fato, valor para sua experiência, sem colocar em risco a viabilidade e a saúde financeira da organização.
Ainda é possível permitir que as pessoas ‘transitem’ entre diferentes categorias de benefícios, como no caso dos cartões de crédito pré-pagos: profissionais podem migrar o saldo disponibilizado para entre as chamadas “carteiras livres”, alocando os benefícios de uma forma ainda mais particular, seguindo suas necessidades a cada mês ou período.
Você pode estar preocupado e preocupada pensando “Mas e o controle sobre tudo isso?” Relaxe! Você poderá definir parâmetros para garantir que os benefícios sejam utilizados da forma adequada, sem ônus para a empresa. E já que estamos falando de pontos de atenção, a seguir, contamos os principais fatores para que você, como gestor ou gestora, faça uma escolha feliz para sua organização. Siga aqui!
O que considerar para implementar benefícios flexíveis com sucesso?
Se você chegou até aqui é porque sabe da importância das estratégias de benefícios tanto para construção e fortalecimento de marca empregadora quanto para o engajamento das pessoas e para a retenção de talentos. E sabe também que nem sempre fazer uma transição de modelos é simples. Mas é por isso que estamos aqui: para fornecer insumos e encorajar essa mudança tão necessária para mais pessoas sorrirem por aí – e isso inclui você 😉
Sempre será sobre pessoas
O bem mais precioso de uma empresa são as pessoas. Por isso, vamos começar por elas. O primeiro passo para fazer a transição de benefícios tradicionais e implementar os benefícios flexíveis na sua organização é ouvir o que as pessoas precisam, desejam, esperam. Por isso, em seu planejamento, é fundamental adicionar rodadas de conversa e pesquisas para captar diretamente da fonte o que realmente importa.
Não podemos esquecer também que os benefícios devem ir ao encontro dos valores da empresa. Portanto, no momento de selecionar o que disponibilizar, lembre-se também que podem ser benefícios espontâneos, o que significa que as organizações têm a oportunidade de fazer dessa ferramenta uma forma de traduzir sua cultura e seu espírito!
Atenção às questões jurídicas e legais
Se estamos falando de uma transição, é importante checar com atuais parceiros quais são os prazos de validade de contratos, para preservar a empresa de multas e problemas de natureza jurídica.
Vale a gente reforçar aqui a necessidade de realizar um estudo de valores para que profissionais de mesma categoria recebam benefícios equivalentes e, assim, resguardar a companhia de entraves futuros com entidades representativas. Uma sugestão é que você pode ser fazer um Acordo Coletivo de Trabalho, dialogando com sindicatos, a fim de assegurar a transparência entre as partes.
Criar uma nova política de benefícios
A partir das informações mapeadas com as pessoas, do check das diretrizes legais e do respaldo na cultura organizacional, chegou a hora de definir quais serão as regras e parâmetros aplicados para a implementação e oferta dos benefícios flexíveis. Entre outros itens, isso inclui:
- indicar os benefícios que serão disponibilizados, considerando os obrigatórios e os espontâneos;
- definir de valores de subsídio, visando a sustentabilidade do negócio e da oferta;
- estabelecer a frequência com a qual o colaborador poderá rever suas escolhas;
- apontar se haverá possibilidade do colaborador ou colaboradora realocar os recursos, em caso de benefícios flexíveis por meio de carteiras.
Encontre a melhor solução em benefícios flexíveis para cuidar das pessoas
Tendo em vista sua estratégia para dar início a uma nova era de benefícios na sua empresa, é o momento de firmar uma parceria capaz de colocar em prática essa revolução! Aqui na Swood, criamos uma solução simples, fácil e conveniente para transformar esse plano em realidade, e fazer todos saírem ganhando.
Pode ficar tranquilo e tranquila, pois temos todo o amparo jurídico para que você ofereça, tanto para PJ quanto para CLT, a melhor experiência, sem dor de cabeça ou preocupação com compliance. Com o cartão pré-pago de bandeira Mastercard, as pessoas da sua empresa poderão ter acesso a benefícios nas carteiras de Alimentação, Refeição, Saúde e Bem-Estar, Transporte, Cultura, Educação e Home Office, realizando compras em mais de 2 milhões de estabelecimentos. Praticidade para resolver muita coisa, não é mesmo? Pelo aplicativo Swood, elas também poderão acompanhar e fazer, caso permitido, as movimentações entre as carteiras, além de checar o saldo.
E lembra quando falamos sobre você sorrir também? Pois é verdade! Na plataforma digital all-in-one, você faz a gestão de todos esses benefícios, em um só lugar, com alguns cliques. Facilita a sua rotina operacional e te libera para tarefas mais estratégicas para a organização. Curtiu? Então, vem aqui que a gente está à disposição para conversar e dar mais detalhes.
Comunique, engaje e colha feedbacks
A gente se empolgou no último tópico 😉 Mas não poderíamos deixar de falar da importância de criar um plano de comunicação interna para apresentar a mudança aos colaboradores e colaboradoras, explicando a nova dinâmica e valorizando esta iniciativa que promove a autonomia, a flexibilidade e a liberdade de escolha. Isso vale também para os momentos de onboarding, disponibilizando um material para os novos talentos saberem de todas as vantagens desde o primeiro dia.
Conforme as pessoas forem utilizando a nova solução, aproveite para fechar o ciclo e ouça o que elas estão achando, o que está bacana e o que pode ser melhorado. Para nós, é sempre importante saber o que nossos clientes e usuários estão sentindo para sempre evoluir e fazer as pessoas sorrirem mais.
Estamos aqui para revolucionar a forma como as empresas cuidam das pessoas e multiplicar sorrisos. Esperamos seu contato para fazer parte dessa transformação!
Até logo 😉
1 thought on “Como implantar benefícios flexíveis na sua empresa?”