Por Mariana Vaz – Swood Team
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Criados em 2015 no âmbito da Agenda 2030, têm como objetivo definir as prioridades e aspirações globais para 2030 e incentivar a ação em escala mundial de governos, empresas e da sociedade civil para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos, com respeito pelos limites do planeta.
Os ODS são largamente aceites como um caminho comum para o desenvolvimento do mundo e uma forma de tornar mais fácil esta luta de todos, clarificando quais os pilares para se evoluir no sentido de uma sociedade mais justa e respeitadora. Ao estabelecer metas baseadas numa ideia de progresso aliado a uma atuação responsável, a Agenda 2030 reforça o compromisso com uma postura sustentável das organizações do setor privado. Como dito por Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas à data do lançamento dos ODS, “As empresas são um parceiro vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As empresas podem contribuir através das suas atividades principais.”
Antes de tudo, é fundamental compreender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que podem ser facilmente consultados em www.ods.pt. Porém, dentro de cada um dos 17 objetivos, encontram-se diversas metas específicas que são voltadas para a ação e que simplificam os passos necessários para o alcance dos objetivos.
No entanto, nem todos os 17 ODS serão igualmente relevantes para todas as empresas. É imprescindível que, depois de conhecidos, sejam analisados de forma a perceber quais aqueles em que a empresa conseguirá melhor atuar por serem mais relevantes na sua cadeia de valor.
Toda a sociedade ganha quando se trabalha com foco nos ODS, mas as empresas podem, através da implementação destes na sua atividade como uma ferramenta de gestão, descobrir uma nova forma de se posicionarem na sociedade e moldar, orientar, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades. Estas organizações conseguirão, também, com maior facilidade posicionarem-se perante as necessidades futuras e identificar oportunidades de negócio, em mercados em crescimento e que poderão beneficiar de soluções inovadoras, de acordo com as necessidades emergentes. Por outro lado, estas lutarão, consequentemente, para estabilizar sociedades e mercados, salvaguardando o sucesso dos negócios em sociedades pujantes, com mercados regulamentados, sistemas financeiros transparentes e instituições não corruptas e eficientemente geridas.
O aumento do valor da sustentabilidade corporativa, através dos incentivos económicos a uma mais eficiente utilização de recursos e do maior controlo de fatores externos a uma empresa ou indústria, será também vantagem da integração destes objetivos na missão das empresas.
Outro parâmetro que pode beneficiar desta atenção para com os ODS são as relações que as empresas têm com os seus stakeholders. A integração dos ODS permite que a empresa acompanhe o ritmo do desenvolvimento de várias políticas públicas e necessidades globais, de forma a antecipar novas oportunidades e gestão de riscos. Os ODS permitem também a uniformização da linguagem e propósito, de forma a utilizar uma comunicação mais eficaz a respeito dos seus impactos e desempenhos. As relações com os stakeholders também poderão beneficiar largamente desta integração dos ODS, pois permitirão acompanhar o ritmo do desenvolvimento das políticas públicas, antecipando a gestão de riscos legais e de reputação e utilizar a mesma linguagem e um propósito comum para uma comunicação mais eficaz, a respeito dos seus impactos e desempenhos.
Assim, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável reforçam a importância da adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, que são cada vez mais exigidas pelos consumidores e investidores. Todos nós temos o dever de contribuir para o mundo em que vivemos enquanto indivíduos, mas também enquanto organizações, que acumulam meios e responsabilidades perante o ambiente e a sociedade.
Fonte: www.ods.pt