Por Mariana Vaz – Swood Team
Na Swood, o mês de março é totalmente dedicado à mulher! Decidimos entrevistar figuras femininas de relevo e partilhar as suas experiências e opiniões no que concerne ao empoderamento da mulher, à liderança feminina e igualdade de género. O nosso objetivo é destacar mulheres que exercem funções mais elevadas e/ou influentes em diferentes áreas de atuação, passando o seu testemunho e encorajando mais meninas e mulheres a seguirem o seu próprio caminho. Afinal, a mulher é um ser incrível capaz de tudo!
Bo Irik é co-fundadora da SeaBookings, uma plataforma online que permite um fácil acesso a atividades marítimas.
Cresceu em Portugal, mais precisamente entre o Algarve e Lisboa, mas é original da Holanda. A paixão pelo turismo marítimo surgiu juntamente com a sua irmã e concretizou-se através da SeaBookings, com o objetivo de potenciar este tipo de turismo no Sul da Europa.
É licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Economia e Gestão Internacional pela Universidade de Utrecht, Holanda. Já passou por várias empresas, como CIONET Portugal, agap2 IT e Landing.jobs, mas hoje dedica-se, maioritariamente, à SeaBookings e descreve-se como uma apaixonada pela vida, por Lisboa, pelo oceano e pela corrida.
Lê a entrevista completa abaixo e fica a conhecer a opinião da Bo sobre a temática da liderança feminina.
Swood Team: Embora se fale cada vez mais de empoderamento e liderança feminina, a verdade é que ainda há poucas mulheres (comparativamente aos homens) a ocupar cargos mais elevados ou com mais responsabilidade dentro das organizações. O que pensa a respeito disto e porque acha que isto acontece?
Bo Irik: “É um facto que, no caso de Portugal, há um longo caminho por percorrer no que toca ao empoderamento e à liderança feminina. Portugal surge em 16.º lugar no Índice Europeu da Igualdade de Género 2020, abaixo da média da União Europeia. No entanto, a boa notícia é que a evolução para a igualdade em Portugal tem sido mais acelerada do que a média europeia. Na minha opinião, esta desigualdade acontece, em grande parte, devido a políticas públicas inadequadas. É necessário garantir igualdade de oportunidades no acesso a determinadas funções através de quotas e da criação de condições que permitam que homens e mulheres cumpram os mesmos papéis, também fora da profissão (repensar a licença de parentalidade e cumprimento de jornadas de 8 horas de trabalho, por exemplo). Outro fator a não esquecer é mais estrutural, e tema ver comportamento e na atitude da sociedade face aos papéis típicos e aos percursos esperados para homens e mulheres. E se a perspetiva machista que objetifica as mulheres, as pinta como menos aptas para certas profissões e sem jeito para um sem número de coisas às quais não se devem dedicar, é inaceitável, é igualmente grave a crítica ao homem que limita a sua permanência no emprego para tratar dos filhos, ou leva ao limite a sua licença parental.”
Swood Team: Que aspetos considera essenciais para que haja uma boa liderança, independentemente de ser feminina ou não?
Bo Irik: “A nossa equipa na SeaBookings é muito pequena, a sua dimensão máxima foi de 7 elementos e trabalhamos remotamente. Da minha experiência na gestão e liderança desta equipa-maravilha, considero a capacidade empática das mais essenciais. Ser um líder empático implica saber ouvir (escuta ativa), confiar, motivar e antecipar possíveis desejos ou necessidades da equipa. Outra coisa interessante que praticamos na SeaBookings é valorizar os pontos fortes de cada elemento da equipa. Tentamos sempre com que cada um faça aquilo que sabe fazer melhor e que lhe dê mais gozo. Outras características essenciais são a flexibilidade, criatividade e transparência, valores base da nossa equipa. Pensamento estratégico também é essencial, mas confesso que para isso, conto muito com a minha irmã, co-fundadora da SeaBookings.”
Swood Team: Quem é o seu modelo de inspiração?
Bo Irik: “Tenho vários modelos de inspiração. Nos últimos tempos tenho-me inspirado muito em pessoas mais próximas: nos meus sócios, o Fábio, o CTO, e a Femke, a CEO (minha irmã) e também o Martinho Fortunato que é o nosso Business Angel (gerente da Marina de Lagos). O meu pai também me inspira muito no que toca à liderança. Ele foi empresário também e criou uma cultura corporativa brutal com uma equipa altamente motivada, o que foi uma das razões do seu sucesso.”
Swood Team: O que é que mais valoriza de tudo o que conseguiu alcançar?
Bo Irik: “A nossa equipa, sem dúvida. Estamos a viver tempos muito desafiantes no setor do turismo e isso fez-me aperceber ainda mais o quão importante as pessoas são numa empresa.”
Swood Team: Como mulher, que conselhos dá às futuras gerações de mulheres que ambicionam chegar a cargos de liderança?
Bo Irik: “Ir sem medo. Na verdade, nunca refleti muito sobre isto. No caso da SeaBookings, liderada por duas mulheres, este processo foi muito natural. Acredito que é isso, temos que confiar nas nossas capacidades e ‘GO’!”