Por Joana Lameira – Swood Team
Na Swood, o mês de março é totalmente dedicado à mulher! Decidimos entrevistar figuras femininas de relevo e partilhar as suas experiências e opiniões no que concerne ao empoderamento da mulher, à liderança feminina e igualdade de género. O nosso objetivo é destacar mulheres que exercem funções mais elevadas e/ou influentes em diferentes áreas de atuação, passando o seu testemunho e encorajando mais meninas e mulheres a seguirem o seu próprio caminho. Afinal, a mulher é um ser incrível capaz de tudo!
Julia Cohen, co-fundadora e CEO da Swood, é a nossa primeira entrevistada. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Portugal há 5 anos. É licenciada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade de Aveiro. Tem ainda uma pós-graduação em Gestão de Logística e está atualmente a finalizar um mestrado em Gestão. Já trabalhou em diversas áreas, fundou a sua primeira empresa há 3 anos e hoje é a cara da Swood.
Uma pessoa simpática, inteligente e firme que utiliza todo o seu potencial para implementar a visão e missão da empresa e tomar todo o tipo de decisões, com vista a impulsionar a Swood. É um exemplo claro de liderança feminina num ambiente que ainda é maioritariamente masculino.
Lê a entrevista completa abaixo e fica a conhecer a opinião da Julia sobre a temática da liderança feminina.
Swood Team: Embora se fale cada vez mais de empoderamento e liderança feminina, a verdade é que ainda há poucas mulheres (comparativamente aos homens) a ocupar cargos mais elevados ou com mais responsabilidade dentro das organizações. O que pensa a respeito disto e porque acha que isto acontece?
Julia Cohen: “Eu acho que se por um lado, de pouquinho em pouquinho, as mulheres têm conseguido lutar por seu espaço. Por outro, a sociedade como um todo ainda é bastante machista. São centenas de anos sobre uma fundação onde o homem que era o líder, o que ganha bastante dinheiro, chefe do departamento ou da empresa. Por isso, conseguir uma verdadeira transformação é complexo e difícil. Apesar da crescente no fundamental movimento feminista, ainda há muitas pessoas, e mesmo mulheres, que não entendem a sua importância. Particularmente eu acho isso bem triste, porque afinal só o que buscamos são as mesmas oportunidades. Eu realmente acredito que nós mulheres vamos ganhar cada vez mais destaque e visibilidade, mas para isso acontecer mais rapidamente todas devemos sempre nos apoiar.”
Swood Team: Assumindo uma posição de liderança, especificamente no mundo do empreendedorismo e das fintech, considera que há uma necessidade acrescida de demonstrar empenho e dedicação para ser levada a sério?
Julia Cohen: “Felizmente eu ainda não vivi nenhuma situação constrangedora nesse ecossistema – e espero não viver! Entretanto, já ouvi várias histórias e sei que há mulheres que já passaram por momentos bastante complicados. Porém, diversas vezes já fui a única mulher no ambiente. Talvez pela minha personalidade, isso normalmente acaba por me dar mais forças do que timidez. Nunca senti que precisava provar mais por ser mulher, mas também sempre me preparei bastante para que ninguém possa sequer cogitar essa possibilidade.”
Swood Team: Que benefícios poderão existir com uma presença cada vez maior da mulher em papéis de liderança?
Julia Cohen: “Eu acredito que nós mulheres conseguimos ter um excelente equilíbrio entre cuidado e dureza. Ou seja, sabemos exigir a sério das pessoas, cobrar se necessário. Mas também temos um lado gentil, talvez dos instintos maternos, de tentar compreender a situação. Um verdadeiro bom líder aprende a usar esses dois lados e eu honestamente creio que, para nós mulheres, isso é mais fácil. Para além disso, nossa capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, o olhar ao peixe e ao gato simultaneamente, faz com que consigamos ser mais produtivas e eficientes. Assim, com mais mulheres líderes, não só iremos incentivar cada vez mais meninas a chegarem onde quiserem, mas também contribuiremos para uma sociedade mais igualitária.”
Swood Team: Quem é o seu modelo de inspiração?
Julia Cohen: “Eu sou muito ligada à minha família e me inspiro muito neles. Meus pais são o meu porto seguro e constantemente peço conselhos e divido experiências com eles. Mas já que a temática é o dia da mulher, acho justo destacar algumas mulheres que me inspiram frequentemente. Com certeza, o meu maior exemplo é a minha mãe. Mulher forte, batalhadora, justa, compreensiva, estudiosa e inteligente. Tenho muito orgulho de tê-la como mãe e uma das minhas melhores amigas. Também me inspiro bastante na minha única tia e em algumas amigas próximas. Tenho a sorte de ter um círculo de amizades que não só apoia, mas serve de muita inspiração.”
Swood Team: Como mulher, que conselhos dá às futuras gerações de mulheres que ambicionam chegar a cargos de liderança como a Julia conseguiu?
Julia Cohen: “Acho que o primeiro conselho seria: você é capaz de TUDO! Em muitos casos nós somos os nossos maiores desmotivadores. Por isso, o primeiro passo fundamental é acreditarmos em nós mesmos. Depois, eu diria: esteja pronto para trabalhar duro e não se compare com os outros.. Chegar no topo, do que quer que seja, exige trabalho, determinação e perseverança. Por fim, eu diria algo que a minha mãe me fala desde sempre: a vida é feita de escolhas. Por isso, esteja consciente de que cada escolha acarreta numa renúncia. Ou seja, não basta ficar em cima do muro. Posicione-se, decida o que realmente quer e vá atrás do que você deseja.”