Por Yael Cohen – Palavra de Especialista
Diversidade e inclusão são temas muito atuais no mundo corporativo. Sabe-se que times diversos se beneficiam com diferentes perspectivas, são mais produtivos e inovadores. Em empresas que prezam pela diversidade e propiciam um ambiente de trabalho de inclusão e pertencimento, os colaboradores podem ser autênticos e podem dedicar-se ao trabalho sem preocupação com discriminação e retaliação.
Enaltecer a individualidade dos colaboradores é importante para a dinâmica da empresa. No entanto, a área de benefícios em muitas empresas não acompanhou essa tendência. As empresas oferecem os mesmos benefícios para todos os funcionários, independente de sua “individualidade”, seja essa sua idade, estado civil, gênero, local de moradia, situação familiar, nível de educação, etc. Para algumas pessoas, todos os benefícios oferecidos são extremamente relevantes, enquanto para outros, não muitos. O “pacote total de remuneração” engloba a remuneração financeira, como salário base e bônus, mas também utiliza outros benefícios como atrativos, que muitas vezes será o diferencial para que uma pessoa escolha a empresa A ao invés da B.
Essa customização de benefícios é uma tendência que pode atender tanto aos interesses dos colaboradores quanto da empresa. De um lado, o colaborador tem a flexibilidade de escolher benefícios que fazem mais sentido para o seu momento de vida, podendo usufruir do que a empresa está oferecendo. Por exemplo, um colaborador que acabou de ter um filho pode optar por algum benefício de creche e escola, enquanto seu colega, que quer avançar em sua carreira, optou pelo benefício de auxílio educação para fazer um curso de pós-graduação. De outro lado, a empresa tem colaboradores mais felizes, que valorizam os benefícios recebidos e os enxergam como parte de seu salário. Em alguns casos, a empresa consegue até minimizar os custos.
O olhar da empresa para diversidade e inclusão deve ser “fora da caixa” e ir muito além dos processos de recrutamento e seleção, promoções e remuneração. Os benefícios são uma forma importante de inclusão e reconhecimento, e os benefícios certos podem fazer uma diferença enorme na vida dos seus colaboradores.
>>>>
Yael Cohen é formada em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e tem mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Golden Gate University, em São Francisco, CA. Yael tem mais de 7 anos de experiência em diversas áreas de Recursos Humanos, tanto no Brasil quanto em startups no Vale do Silício. Atualmente, é Gerente de Recursos Humanos na TuneIn, baseada em São Francisco, CA.