Por Joana Lameira – Swood Team
O principiar de um novo ano lança o entusiasmo e a motivação para definir objetivos e sonhos que queremos alcançar e concretizar. Quem nunca disse “este ano é que é”, “vou dedicar-me a 100%”, “ano novo, vida nova”? Certamente, muitos já o disseram, mas as coisas não aconteceram exatamente como planeado. A verdade é que, muitas das pessoas que planeiam e traçam metas para o futuro, depois acabam por não conseguir alcançar tudo o que programaram, precisamente porque falta algo – a consistência, a rotina, os objetivos diários.
O método SMART ajuda-te a clarificar as ideias e a definir metas e objetivos. Ele diz-nos que os objetivos devem ser específicos (specific), mensuráveis (mensurable), realistas (attainable), relevantes (relevant) e delimitados por tempo (time-baunded). Contudo, ter uma lista de objetivos não chega, é preciso delinear como se vão executar. É fundamental ter em mente que o alcance de objetivos ou metas não acontece da noite para o dia, é algo progressivo que requer tempo, dedicação e esforço.
Manter uma rotina com objetivos diários definidos permite que haja uma maior organização, não só das tarefas e atividades a desempenhar, mas também do tempo dedicado ao lazer e ao descanso, fundamental para preservar a saúde física e mental.
A gestão de tempo está diretamente relacionada com o estabelecimento de objetivos diários e consiste em organizar e dividir o tempo pelas diferentes tarefas que temos de executar. Um dia só tem 24 horas e, por isso, deve ser gerido e aproveitado da melhor forma. Quando há uma boa otimização deste recurso, além de ser possível executar todas as tarefas no prazo estipulado, ainda sobra tempo para usufruir com atividades pessoais, como desporto ou outros hobbies.
Em suma, estabelecer objetivos diários tem diversas vantagens, por exemplo:
- Aumenta a produtividade – com o planeamento diário é possível fazer mais com menos e centralizar os esforços no que é mais importante.
- Diminui o stress – programar e seguir uma lista de tarefas faz com que haja menos stress e ansiedade.
- Possibilita uma gestão efetiva do tempo – uma boa gestão do tempo permite-nos focar nas tarefas mais importantes, eliminando as que nos “gastam” tempo e não acrescentam valor.
- Sucesso profissional – a capacidade de agendar e priorizar tarefas é desejável em qualquer organização, já que impacta diretamente a produtividade dos indivíduos.
Posto isto, é muito importante planear os dias com antecedência, preparar listas com as tarefas mais importantes para cada dia e definir um prazo para as completar. Fica aqui uma dica: os objetivos que já foram concluídos devem ser sinalizados, pois esta é uma forma de aumentar a sensação de produtividade e de trabalho feito.
Imagina-te a chegar ao fim do dia com as tarefas todas cumpridas, aquela sensação de dever cumprido. É bom, não é? Para isso, só tens de planear, definir os teus objetivos diários e, muito importante, cumprir!